Rede de Solidariedade

 Eu ajudo, tu ajudas, ela ajuda, nós ajudamos, eles ajudam

Em Santa Maria, 1,5 mil voluntários trabalham para apoiar as pessoas impactadas pela tragédia da boate Kiss, estima a prefeitura. Veja como participar ou fazer doações e conjugue o verbo mais importante do momento

A solidariedade para auxiliar familiares das vítimas do incêndio na boate Kiss e pessoas que, de alguma forma, estão traumatizadas com a tragédia não tem fim. Mais de uma semana após o acidente, o ritmo das doações e a disposição para ajudar continuam acelerados em Santa Maria.

Iniciativas particulares, desde músicas em homenagem às 238 vidas levadas até atendimento psicológico gratuito, começam a ser propagadas. A vontade de ajudar tem sido surpreendente para representantes da prefeitura, como a secretária de Assitência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Ione Lemos. Além de centenas de voluntários santa-marienses, até ligação vinda da Bulgária já recebeu o Gabinete de Atenção, montado no Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão.

– Eles perguntaram o tipo de ajuda que precisávamos. A maioria das ligações tem sido neste sentido – diz Ione.

Além das doações de alimentos e bebidas, tornam-se comuns as ofertas de ajuda para custos de velórios e disponibilização de lápides sem cobrança financeira. Para dar conta das ligações e doações, uma rede formada por funcionários da prefeitura e voluntários foi montada. Estima-se que cerca de 1,5 mil pessoas estejam envolvidas.

– Nunca pedimos nada. O que está aqui é porque as pessoas quiseram doar, e tudo que vier será distribuído – comenta a coordenadora do setor de doações de mantimentos no CDM, Roselaine Dal Ponte.


LETÍCIA COSTA|LETICIA.COSTA@ZEROHORA.COM.BR
 
Onde ajudar e encontrar ajuda:

Centro Desportivo Municipal (CDM)
Rua Appel, 795
Telefones:
Das 8h às 20h: (55) 3223-0143 e (55) 9167-7934
Das 20h às 8h: (55) 9167-7934, (55) 9159-8479 e (55) 9993-1399

Centro de Atenção Psicossocial
(Caps) Caminhos do Sol
Av. Borges de Medeiros, 1.897, 2º andar
Telefones:
(55) 3921-7144 e (55) 9167-4026
Cadastro de voluntários
www.crprs.org.br

Conta bancária da Cruz Vermelha:
Banco do Brasil
Agência: 0126-0
Conta: 80800-8

Saiba mais:

Doação de sangue:
No Hemocentro Regional de Santa Maria (Alameda Santiago do Chile, 35).
A direção informa que as doações são agendadas e é necessário que o doador entre em contato antes de ir ao local. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Informações pelos telefones (55) 3221-5262 ou 3221-5192

No Serviço de Hemoterapia do Hospital de Caridade de Santa Maria. Doadores podem procurar o Banco de Sangue (Avenida Presidente Vargas, 2.291, 2° andar), das 8h às 14h (sem fechar ao meio-dia).

O que doar:
Sucos em caixas pequenas, barrinhas de cereal e bolachas em pacotes individuais. A necessidade de doação de alimentos perecíveis, como queijo e presunto, deve ser consultada ao telefone do CDM antes da entrega.

O que não é necessário no momento:
Refrigerante em garrafa de 2 litros, suco em caixa grande e produtos de cesta básica

Entenda como funciona:
Gabinete de Atenção: localizado no Centro Desportivo Municipal (CDM), concentra todas as forças da prefeitura e de voluntariado
1) Grupo de plantão 24 horas de acolhimento: Atendimento psicossocial no Caps Caminhos do Sol

2) Grupo de regulação de escuta: Psicóloga disponível para ajudar por telefone

3) Grupo de doações em mantimentos e atenção aos voluntários: Recebe e encaminha os materiais doados para familiares das vítimas e voluntários

4) Grupo para receber doações financeiras: Por causa da grande procura, a prefeitura oferece uma conta bancária em nome da Cruz Vermelha para quem deseja doar qualquer quantia em dinheiro. O valor
pode ter um destino especificado, como para alguma família, ou pode ser destinado para gastos gerais

5) Grupo de auxílio funeral e viagens para acompanhamento de familiar hospitalizado: Aberto para empresas que possam oferecer gratuitamente serviços como velório ou passagens de ônibus e avião para as famílias das vítimas

6) Grupo de urgências e emergências: Inclui atendimento de saúde como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e unidades de Pronto Atendimento (Upa)

7) Grupo de atenção básica: Formado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

8) Grupo cuidando dos cuidadores: Psicólogos que atendem quem está trabalhando e também passa por algum tipo de trauma

9) Grupo de visita domiciliar: Disponibilizado para familiares das vítimas e envolvidos na tragédia que não
têm condições de se deslocar para o atendimento psicológico e de assistência social

10) Grupo de velórios e acompanhamento em cemitérios: Psicológicos e assistentes sociais que vão aos
velórios e enterros para auxiliar as famílias abaladas

Outras iniciativas:

Movimento Balão Branco – Com o lema Não à Impunidade, pela Prevenção, arrecada assinaturas por mudanças após a tragédia. Entre os objetivos está a exigência de fiscalização e o cumprimento de normas de prevenção de incêndio em todos os estabelecimentos comerciais. Há pontos com o abaixo-assinado no
Calçadão, Shopping Santa Maria, Royal Plaza Shopping e circulando pela UFSM e cidades da região

Projeto Andradas Viva – Propõe a vistoria dos bares e casas noturnas de Santa Maria e a conscientização da importância das regulamentações de cada estabelecimento. O projeto tem uma página no Facebook

Auxílio psicológico via Skype – Profissionais voluntários oferecem atendimento, em dias e horários
específicos, para pessoas envolvidas direta e indiretamente com a tragédia. Informações pelo site www.espacocriando.com/voluntariado

Fonte: Jornal Diário de Santa Maria - 06/02/2013 | N° 3369
http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4035725,21337

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