Em Santa Maria, 1,5 mil voluntários trabalham para apoiar as pessoas impactadas pela tragédia da boate Kiss, estima a prefeitura. Veja como participar ou fazer doações e conjugue o verbo mais importante do momento
A solidariedade para auxiliar familiares das vítimas do incêndio na
boate Kiss e pessoas que, de alguma forma, estão traumatizadas com a
tragédia não tem fim. Mais de uma semana após o acidente, o ritmo das
doações e a disposição para ajudar continuam acelerados em Santa Maria.
Iniciativas particulares, desde músicas em homenagem às 238 vidas levadas até atendimento psicológico gratuito, começam a ser propagadas. A vontade de ajudar tem sido surpreendente para representantes da prefeitura, como a secretária de Assitência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Ione Lemos. Além de centenas de voluntários santa-marienses, até ligação vinda da Bulgária já recebeu o Gabinete de Atenção, montado no Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão.
– Eles perguntaram o tipo de ajuda que precisávamos. A maioria das ligações tem sido neste sentido – diz Ione.
Além das doações de alimentos e bebidas, tornam-se comuns as ofertas de ajuda para custos de velórios e disponibilização de lápides sem cobrança financeira. Para dar conta das ligações e doações, uma rede formada por funcionários da prefeitura e voluntários foi montada. Estima-se que cerca de 1,5 mil pessoas estejam envolvidas.
– Nunca pedimos nada. O que está aqui é porque as pessoas quiseram doar, e tudo que vier será distribuído – comenta a coordenadora do setor de doações de mantimentos no CDM, Roselaine Dal Ponte.
LETÍCIA COSTA|LETICIA.COSTA@ZEROHORA.COM.BR
Iniciativas particulares, desde músicas em homenagem às 238 vidas levadas até atendimento psicológico gratuito, começam a ser propagadas. A vontade de ajudar tem sido surpreendente para representantes da prefeitura, como a secretária de Assitência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Ione Lemos. Além de centenas de voluntários santa-marienses, até ligação vinda da Bulgária já recebeu o Gabinete de Atenção, montado no Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão.
– Eles perguntaram o tipo de ajuda que precisávamos. A maioria das ligações tem sido neste sentido – diz Ione.
Além das doações de alimentos e bebidas, tornam-se comuns as ofertas de ajuda para custos de velórios e disponibilização de lápides sem cobrança financeira. Para dar conta das ligações e doações, uma rede formada por funcionários da prefeitura e voluntários foi montada. Estima-se que cerca de 1,5 mil pessoas estejam envolvidas.
– Nunca pedimos nada. O que está aqui é porque as pessoas quiseram doar, e tudo que vier será distribuído – comenta a coordenadora do setor de doações de mantimentos no CDM, Roselaine Dal Ponte.
LETÍCIA COSTA|LETICIA.COSTA@ZEROHORA.COM.BR
Centro Desportivo Municipal (CDM)
Rua Appel, 795
Telefones:
Das 8h às 20h: (55) 3223-0143 e (55) 9167-7934
Das 20h às 8h: (55) 9167-7934, (55) 9159-8479 e (55) 9993-1399
Centro de Atenção Psicossocial
(Caps) Caminhos do Sol
Av. Borges de Medeiros, 1.897, 2º andar
Telefones:
(55) 3921-7144 e (55) 9167-4026
Cadastro de voluntários
www.crprs.org.br
Conta bancária da Cruz Vermelha:
Banco do Brasil
Agência: 0126-0
Conta: 80800-8
Saiba mais:
Doação de sangue:
No Hemocentro Regional de Santa Maria (Alameda Santiago do Chile, 35).
A direção informa que as doações são agendadas e é necessário que o doador entre em contato antes de ir ao local. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Informações pelos telefones (55) 3221-5262 ou 3221-5192
No Serviço de Hemoterapia do Hospital de Caridade de Santa Maria. Doadores podem procurar o Banco de Sangue (Avenida Presidente Vargas, 2.291, 2° andar), das 8h às 14h (sem fechar ao meio-dia).
O que doar:
Sucos em caixas pequenas, barrinhas de cereal e bolachas em pacotes individuais. A necessidade de doação de alimentos perecíveis, como queijo e presunto, deve ser consultada ao telefone do CDM antes da entrega.
O que não é necessário no momento:
Refrigerante em garrafa de 2 litros, suco em caixa grande e produtos de cesta básica
Entenda como funciona:
Gabinete de Atenção: localizado no Centro Desportivo Municipal (CDM), concentra todas as forças da prefeitura e de voluntariado
1) Grupo de plantão 24 horas de acolhimento: Atendimento psicossocial no Caps Caminhos do Sol
2) Grupo de regulação de escuta: Psicóloga disponível para ajudar por telefone
3) Grupo de doações em mantimentos e atenção aos voluntários: Recebe e encaminha os materiais doados para familiares das vítimas e voluntários
4) Grupo para receber doações financeiras: Por causa da grande procura, a prefeitura oferece uma conta bancária em nome da Cruz Vermelha para quem deseja doar qualquer quantia em dinheiro. O valor
pode ter um destino especificado, como para alguma família, ou pode ser destinado para gastos gerais
5) Grupo de auxílio funeral e viagens para acompanhamento de familiar hospitalizado: Aberto para empresas que possam oferecer gratuitamente serviços como velório ou passagens de ônibus e avião para as famílias das vítimas
6) Grupo de urgências e emergências: Inclui atendimento de saúde como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e unidades de Pronto Atendimento (Upa)
7) Grupo de atenção básica: Formado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município
8) Grupo cuidando dos cuidadores: Psicólogos que atendem quem está trabalhando e também passa por algum tipo de trauma
9) Grupo de visita domiciliar: Disponibilizado para familiares das vítimas e envolvidos na tragédia que não
têm condições de se deslocar para o atendimento psicológico e de assistência social
10) Grupo de velórios e acompanhamento em cemitérios: Psicológicos e assistentes sociais que vão aos
velórios e enterros para auxiliar as famílias abaladas
Outras iniciativas:
Movimento Balão Branco – Com o lema Não à Impunidade, pela Prevenção, arrecada assinaturas por mudanças após a tragédia. Entre os objetivos está a exigência de fiscalização e o cumprimento de normas de prevenção de incêndio em todos os estabelecimentos comerciais. Há pontos com o abaixo-assinado no
Calçadão, Shopping Santa Maria, Royal Plaza Shopping e circulando pela UFSM e cidades da região
Projeto Andradas Viva – Propõe a vistoria dos bares e casas noturnas de Santa Maria e a conscientização da importância das regulamentações de cada estabelecimento. O projeto tem uma página no Facebook
Auxílio psicológico via Skype – Profissionais voluntários oferecem atendimento, em dias e horários
específicos, para pessoas envolvidas direta e indiretamente com a tragédia. Informações pelo site www.espacocriando.com/voluntariado
Fonte: Jornal Diário de Santa Maria - 06/02/2013 | N° 3369
http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4035725,21337
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