segunda-feira, 11 de março de 2013

Cadastro no Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidente (Ciava)

Cadastro:
Quem teve algum contato com o gás tóxico liberado em função do incêndio ainda pode se cadastrar para receber acompanhamento de saúde. Não há um prazo limite para o cadastro pela internet.

Acesse o site do Ministério da Saúde (portalsaude.saude.gov.br). Na sessão “Destaques”, no canto direito, clique no link “Cadastro Santa Maria” e acesse o Formulário de Cadastramento. Após preencher o formulário, aguarde a tela de confirmação. Somente se aparecer a mensagem de confirmação seus dados
terão sido gravados.

Agendamento:
As pessoas já cadastradas, mas que ainda não foram atendidas no Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidente (Ciava) devem fazer o agendamento pelo site do Ministério da Saúde.

Acolhimento:
Ao chegar no Ciava, o paciente é encaminhado ao acolhimento, onde preenche um formulário com 28 itens.

No documento, o paciente deve marcar qual foi sua participação durante o incêndio (frequentador, trabalhador, bombeiro, policial, socorrista, profissional da saúde, voluntário, vizinho, familiar ou
amigo) e o local onde estava durante o incêndio (no interior da boate, prestando socorro na boate, prestando socorro sem ter entrado no prédio, a menos de 10 metros da boate ou não estava próximo
da boate).

Também são solicitadas informações sobre atendimento, internação e quadro clínico após o incêndio.

Acompanhamento:
Os pacientes são encaminhados, após o acolhimento, de acordo com a necessidade, para as seguintes especialidades:
pneumologia, saúde mental, fisioterapia, fonoaudiologia, oftalmologia, cirurgia plástica, neurologia e assistência social.

Os atendimentos não oferecidos no mutirão foram agendados.

Revisão:
Se não precisar de acompanhamentos, o paciente poderá receber a indicação de que deve retornar no prazo de 30 a 90 dias ou de 90 a 180 dias.

Apoio:
Os envolvidos na tragédia podem procurar o Centro de Acolhimento 24h, na Avenida Borges de Medeiros, 1.897, e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, na Alameda Santiago do Chile, 345.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/pdf/14735110.pdf (jornal Diário de Santa Maria de 11 Mar 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!