sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ambulatório especial será criado

08/02/2013 | N° 3371 - Jornal Diário de Santa Maria

Ambulatório especial será criado

Um ambulatório de atendimento permanente no Hospital Universitário (Husm) e uma cartilha com os direitos dos familiares e das vítimas da tragédia da Kiss foram as duas medidas anunciadas por representantes do Estado e do município divulgadas em entrevista coletiva, na tarde de ontem, no Centro Desportivo Municipal.

O secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, garantiu a continuidade do apoio psicológico e clínico e a ampliação do atendimento. Além do trabalho realizado no Centro de Apoio Psicossocial, que já atendeu mais de 600 pessoas, será criado um novo ambulatório no Husm para atender as pessoas envolvidas na tragédia.

Profissionais terão contrato emergencial

O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Müller, deve encaminhar à União um pedido de contratação emergencial de profissionais da área da saúde para trabalhar no ambulatório permanente do Husm. O prazo para o funcionamento depende desse trâmite burocrático.

Conforme a diretora-geral do Husm, Elaine Resener, alguns atendimentos já estão sendo prestados, mas o ambulatório deve contemplar outras áreas médicas, como pneumologia, cirurgia plástica, psicologia, psiquiatria, oftalmologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e enfermaria, entre outras.

– Estou muito otimista. Acho que isso é algo muito positivo, tanto para pacientes do SUS quanto para a UFSM. Todos vão ter benefícios e aprendizados – afirma.

O Estado promete facilitar também a busca por informações jurídicas. A Defensoria Pública prepara uma cartilha destinada a esclarecer direitos e benefícios aos familiares. O manual deve começar a ser escrito nesta semana pela Defensoria em conjunto com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. A ideia é concluí-lo em até 30 dias.

– A nossa preocupação é que as pessoas estejam seguras de que o Estado as esteja amparando. Isso inclui benefícios do INSS, benefícios estaduais e diversos auxílios – afirma a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania, Tâmara Biolo Soares.

A Defensoria também estará presente na reunião de sábado para orientar os familiares sobre a criação de uma associação de parentes das vítimas da tragédia da Kiss.


EDUARDO COVALESKY DIAS|EDUARDO.DIAS@DIARIOSM.COM.BR
 
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4038186,21351

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!