domingo, 10 de fevereiro de 2013

Associação de familiares de vítimas da tragédia será criada em Santa Maria

Associação de familiares de vítimas da tragédia será criada em Santa Maria

Mais de 250 pessoas participaram de encontro. Nome e diretoria da futura associação devem ser definidos em nova reunião, no dia 23

 Mais de 250 familiares e amigos das vítimas da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, reuniram-se na manhã deste sábado para tratar da criação de uma associação que preste assistência e tenha força política para garantir ações junto ao poder público. Para a primeira reunião, feita ainda de modo informal, era esperada a presença de cerca de 100 pessoas, mas foram cadastrados 199 famílias — representantes legais das vítimas.

A iniciativa partiu de familiares, que procuraram a Defensoria Pública de Santa Maria. A intenção é que, em novo encontro no dia 23, às 9h, também no Colégio Santa Maria, os familiares próximos - de primeiro grau - das vítimas definam o nome e a diretoria da associação.

Ainda foi criada uma comissão formada por 10 pais de vítimas que debaterá a formulação de um estatuto que deve reger a associação. O documento será apresentado na reunião do dia 23.

Após a reunião, os dois idealizadores da associação e pais de vítimas do incêndio, Adherbal Alves Ferreira, 48 anos, e Leo Carlos Becker, 51, concederam coletiva junto ao defensor público Andrey Melo. Becker, 51 anos, afirma que a reunião foi carregada de emoção e de conforto a todos.

— O clima da reunião de hoje foi muito bom, com pais se abraçando e se chamando de "irmão". A reunião, além de ser o embrião da associação, serviu para que conseguíssemos nos abraçar a quase todos. Ninguém melhor do que nós, ainda enlutados, para entendermos a dor dos pais.
Melo garantiu que a associação terá o amparo jurídico da Defensoria Pública e que será um marco de fiscalização.

— Essa associação vai ter o papel de auxiliar os familiares emocionalmente. Num segundo momento, vai ser um marco de fiscalização do poder público. Depois, garantir os interesses das vítimas em questões jurídicas, indenizatórias e de tratamento de saúde. O protagonismo de uma associação após a tragédia tem uma força política imensurável — afirma Melo.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/02/associacao-de-familiares-de-vitimas-da-tragedia-sera-criada-em-santa-maria-4040065.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!