quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Atendimento prolongado

13/02/2013 | N° 3375 - Jornal Diário de Santa Maria

SAÚDE

Atendimento prolongado

Prefeitura encaminhará projeto que prevê contratação emergencial de 38 profissionais

Um projeto que prevê a contratação emergencial de 38 profissionais da área da saúde para atuar no serviço de atendimento psicossocial 24 horas será encaminhado à Câmara Municipal de Santa Maria nos próximos dias. Os detalhes serão discutidos em uma reunião hoje, às 20h, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), na Avenida Borges de Medeiros. A ideia é prestar um atendimento permanente aos envolvidos na tragédia da Kiss em um novo local, ainda indefinido. A partir do momento em que o projeto for protocolado no Legislativo Municipal, o presidente da Câmara, Marcelo Bisonho promete mobilizar os colegas em até 72 horas, já que a Casa está em recesso até o dia 22 deste mês.

O projeto prevê a contratação de psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais e clínicos-gerais. Também serão chamados profissionais da educação física e das artes para implantar terapias alternativas junto às vítimas. Conforme a secretária da Saúde, Anny Desconzi, a equipe será dividida em quatro grupos de atendimento durante 24 horas.

Em constante avaliação

Anny salienta que o atendimento está sendo constantemente reavaliado, já que as demandas começam a reduzir, principalmente durante a madrugada. Desde a tragédia, mais de 800 pessoas foram atendidas e muitas delas serão acompanhadas a longo prazo.

A expectativa por parte da secretária é a de que até o dia 28 de fevereiro os profissionais já estejam contratados. O contrato emergencial teria a duração de seis meses, prorrogáveis por mais seis. Segundo Anny, cerca de cem voluntários já auxiliaram nos atendimentos e a escala de trabalho está fechada até o dia 28 de fevereiro.

– Não é uma contratação só para o momento. Ela se prolonga por um tempo. Se houver necessidade desse serviço continuar, a gente vai ter de fazer concurso público e reavaliar a situação – diz Anny.

Sobre as vagas, que historicamente não são preenchidas em concursos na área da saúde, a secretária acredita que não haja dificuldade para essa contratação emergencial.


EDUARDO COVALESKY DIAS|EDUARDO.DIAS@DIARIOSM.COM.BR
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4042507,21379

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!