sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Os próximos quatro dias

08/02/2013 | N° 3371 - Jornal Diário de Santa Maria

OPINIÃO

Os próximos quatro dias

O Brasil todo se conectou a Santa Maria no dia 27 de janeiro. Milhões não se desgrudaram da televisão, rádio e jornais. Todos se emocionaram. Quem não chorou naquele dia? Quem não emitiu opiniões? Quem não julgou? Todos nós brasileiros vivenciamos a dor dos envolvidos, diretamente ou não. Mas a vida continua, dizem muitos. Passados 14 dias do evento, eis que o Brasil começa a se conectar com a festa máxima da folia brasileira – Carnaval. Milhões de pessoas se preparam há meses para extravasar suas alegrias em clubes ou ruas.

Então, pergunto pelos jovens que sobreviveram ao incêndio. Pelos jovens que perderam seus familiares. Pelos que se recuperam em suas casas. Pelos que ainda estão nos hospitais, UTIs. O que fazer nestes próximos quatro dias de Carnaval?

Minha primeira sugestão é de que você não se fixe em programas carnavalescos tanto na TV quanto na rua. A mente pode estar ainda emocionalmente frágil e desencadear imagens negativas em torno de tudo o que foi vivenciado. Procure viajar, sair do ambiente doméstico, cuidando para onde vai e com quem vai.

Muitos jovens estão ficando todo o tempo no computador, principalmente no Facebook. Toda a exposição demasiada em frente a uma tela será prejudicial e, neste momento, ainda mais. Mas o que fazer então?

Com certeza, será um desafio. Interessante! Mudar hábitos de vida e rotina requer esforços e decisão firme. Por isso, gostaria que você, jovem,que está aqui, preste uma homenagem ao jovem que partiu. Como se fosse um presente, uma lembrança...

Nesta mudança, procure realizar as coisas do dia a dia de maneira mais saudável possível:

1) Alimente-se seis vezes ao dia com alimentos positivos

2) Durma de oito a 10 horas

3) Exercite-se com prazer

5) Faça alguma leitura otimista, pois é fundamental para a mente se reorganizar

6)Faça uma junção com amigos, sem culto demasiado ao sofrimento

7) Retorne às aulas, organize os estudos

Comece hoje, agora! Pequenas mudanças representarão imensos benefícios emocionais. E não esqueça que tudo inicia na tua decisão de mudar! Primeiro cuida do teu pensamento, pois é dele que surgirá o teor de teus sentimentos, E, assim, teu agir será mais nobre, mais saudável. Boa retomada!

José Otavio Binato, médico de adolescentes e terapeuta de família

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4038187,21351

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!