segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Homenagem em um minuto

25/02/2013 | N° 3385 - Jornal Diário de Santa Maria

KISS

Homenagem em um minuto

A Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria pede um minuto da atenção de todos os santa-marienses exatamente às 8h desta quarta-feira, dia em que completa um mês do incêndio da boate Kiss que provocou a morte de 239 pessoas.

A associação pede que as igrejas e templos de todas as religiões toquem seus sinos, as pessoas batam palmas e buzinem. A ideia é fazer uma homenagem diferente para as vítimas.

– Porque um minuto de silêncio lembra tristeza, e aqueles jovens eram alegres demais – afirma o presidente e um dos idealizadores da Associação, Adherbal Alves Ferreira, e pai de Jennefer Mendes Ferreira, 22 anos, uma das vítimas do incêndio da Kiss.

Segundo Ferreira, a ideia é atingir todos os moradores para que o dia comece de um jeito diferente. A ação conta com apoio do arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert, e a expectativa é que diversas entidades e instituições da cidade participem da mobilização.

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) afirmaram, na tarde da última sexta-feira, que não sabiam da homenagem, mas que certamente os órgãos de ensino iriam participar da iniciativa.

De acordo com Ferreira, tendo em vista as proporções da tragédia, o ato poderia ser reproduzido em todo o país.

– Isso poderia se espalhar por outros municípios que perderam seus jovens e, quando vê, pelo Brasil afora – sugere.

A Associação dos Pais e Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria deve analisar a possibilidade de tornar periódica a mobilização na cidade.

Na quarta-feira, estão previstos atos religiosos em diversas igrejas da cidade que devem lembrar a tragédia da Kiss. De acordo com o padre Sílvio Weber, assessor da Arquidiocese de Santa Maria, uma missa organizada em homenagem às vítimas será celebrada no Santuário Basílica da Medianeira, às 20h do dia 27.

Motoristas devem ter bom senso
 

Quem for participar da homenagem e estiver dirigindo deve lembrar que, conforme consta no Código Brasileiro de Trânsito (CBT), é proibido buzinar em frente a hospitais, escolas e dentro de túneis. O uso da buzina nesses locais ou o seu toque prolongado é considerado infração leve. A multa é de R$53,20 e menos três pontos na carteira de habilitação.

De acordo com o fiscal do Setor de Posturas da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana de Santa Maria Rodrigo Schirmer, o que está previsto na lei deve ser respeitado. No entanto, considerando a natureza da mobilização, o bom senso deve ser determinante.

Segundo Silvio Silveira de Souza, diretor da Gerência Municipal de Trânsito (GMT), o momento é de solidariedade, mas o respeito em relação aos hospitais deve ser mantido.

– Embora seja uma infração de trânsito, não vamos notificar as pessoas por isso, só pedimos que respeitem os hospitais.

Buzinar em frente a escolas também é uma considerado uma infração, mas Souza acredita que, neste caso, professores e alunos devem participar da mobilização, logo, o barulho não causará transtorno.

– Todo mundo é solidário à homenagem, o momento é de chamar atenção – afirma o diretor.

Um sobrevivente teve alta no sábado
Desde quinta-feira da semana passada, apenas um paciente recebeu alta do Hospital de Caridade. Nos sábado, Maike Adriel dos Santos saiu do Caridade, que agora segue com quatro feridos. Nos seis hospitais de Porto Alegre, o Clínicas não informou a quantidade de pacientes internados, os demais afirmaram que ninguém deu alta durante o fim de semana.

Dos 145 pacientes internados desde o dia da tragédia, 24 permanecem hospitalizados

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,4055148,21456

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!